quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Nossa 1° Enquete com morador do Sítio Joaninha.


















Nome
José Batista dos Santos

Nascimento
13 de Julho 1937

Origem
Bahia – Itapé

Há quanto tempo você mora no Sitio Joaninha?
Vim morar no Sitio em 1980, mas sou morador mesmo há 25 anos.

Qual sua opinião em relação ao Sitio Joaninha?
Minha opinião é que tem tudo para prosperar, as pessoas que habitam o Sitio tem muita vontade de ver o lugar onde eles moram se tornar um lugar melhor. Só precisam de oportunidade. Espero que se torne algo de valor, este ambiente rural é muito agradável para mim, é bom para viver e não para destruir.

Seus filhos foram criados no Sitio Joaninha?
Sim, todos eles foram criados no Sitio Joaninha, e nasceram aqui em São Paulo. Todos eles trabalharam no lixão. Como você via o Sitio Joaninha antigamente e como você vê hoje?
Antigamente era muito difícil. Pensei que com o passar do tempo as coisas iriam melhorar, mas só fez piorar tenho muita esperança de que ad coisas ainda vão melhorar.

Você trabalhou no lixão? Quanto tempo?
Trabalhei no lixão sim. Há quase 20 anos. O lixão era o nosso único meio de sobrevivência e quando foi desativado ficamos sem nenhum meio de renda, então o governo nos deu uma bolsa por 9 meses.

Que tipos de animais existem no Sitio Joaninha e no Lixão?
Possuía animais de varias espécies, cachorro do Mato, pássaros de varias espécies, macaco, etc. hoje em dia não têm praticamente nenhum. A grande maioria deles foram resgatados por zoológicos.

Você conheceu a Dona Joaninha?
Sim conheci e conheço. Sim ela trabalhou no lixão, o pai dela era poceiro (Ela não é dona de nada só os papeis estão no nome dela como representante).

Como que era o cemitério quando o senhor chegou no
Sitio?

Quando cheguei aqui não existia o cemitério era um Sitio, que foi comprado pelo irmão dela que vendeu o Sitio para um empresário.

Se você tivesse outro lugar para morar você sairia do Sitio Joaninha?
Sairia pelos meus filhos, mas eles não querem sair daqui, as vezes gostaria de ir embora e as vezes não.
Mas minha família já tem vida construída aqui.

Quando algumas pessoas não tinham condições para enterrar, eles jogavam no lixão?
Quando alguém morria (tiros) e tinham que esconder o corpo jogava no lixão. O cemitério para mim não tem nenhum valor, nunca nos ajudou com nada.

O que você acha do desativamento do lixão?
Por um lado foi muito bom, por nó não termos mais contato com a poluição com o lixo. Entre outros foi ruim, por o lixão ser uma única forma de sobrevivência dos moradores.
Eu mesmo nunca vi ninguém morrer por causa da poluição do lixão, alguns queriam fechar para prejudicar, pelo simples prazer de nos prejudicar. Se fosse só o lixo de Diadema em minha opinião existiria o lixão, mas começou a ter corrupção no lixão, era lixo de vários lugares.

Há quanto tempo existe o Sitio Joaninha?
Desde 1981, começou o nome do Sitio Joaninha, mas o lugar existe desde que o mundo existe.

A violência aumentou ou diminuiu?
A violência se manteve no mesmo nível, a marginalidade aumenta a cada dia, a destruição por drogas só aumenta e os mais antigos são jovens

Nenhum comentário: